Atividades aquaticas
1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?
R: As propriedades físicas da água são importantes porque a densidade, a pressão hidrostática, a flutuação, a viscosidade e os efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão. Influência no comportamento humano, tanto no aspecto fisiológico como psicológico. Na musculatura e no aparelho locomotor, ocorrerá uma melhora na irrigação sanguínea. Com a contração e relaxamento muscular, observada na prática da natação, haverá estímulos necessários para o desenvolvimento da musculatura e consequente melhora na postura corporal.
2) Dentro da hidroginástica, quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma aula de hidroginástica?
R: Os cuidados a ser tomados na aula de hidroginástica é em relação ao nível de imersão dos praticantes que tem adaptações fisiológicas e são influenciadas pela temperatura da água, intensidade da aula e singularidade do praticante. A importância do empuxa é por causa da edução do peso específico do praticante, interferindo no nível de impacto da atividade dependendo do grau de imersão da pessoa no meio aquático, medindo também a velocidade e a forma do movimento para que possa oferecer uma prática segura e firme, o mesmo serve para o equilíbrio que é importante para garantir segurança e harmonia na movimentação executada. Nas aulas de auto intensidade, a temperatura deve estar mais próxima dos 27º C, não da pra desconsiderar as singularidades de cada participantes, tanto em relação a sua composição física, gênero e adaptação térmica. Não esquecendo de observar que a refração durante a aula tem uma grande influência para o professor.
3) A música é um