Tipologias textuais
Tipologia textual Definição Exemplos
Textos conversacionais Os que abarcam a conversa usual, a entrevista, a tertúlia, etc., com funções lúdicas, de intercâmbio de ideias, de comentário de acontecimentos, de agradecimento, etc. Conversa, diálogo, entrevista, mesa-redonda, debate.
Textos narrativos Nos quais se relata um evento ou uma cadeia de eventos, com predominância de verbos que indicam ações e de tempos verbais como o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito e com abundância de advérbios com valor temporal ou locativo. Conto, lenda, fábula, biografia, anedota, autobiografia, novela, romance, notícia, reportagem, relato de experiências pessoais.
Textos descritivos Nos quais se informa como é alguém ou algum estado de coisas, com sequências predominantemente construídas com o verbo ser e outros verbos caracterizadores de propriedades, de qualidades e de aspetos de seres e de coisas, com os tempos verbais dominantes do presente e do pretérito imperfeito, com abundância de adjetivos qualificativos e de advérbios com valor locativo. Retrato, guias turísticos, adivinhas, catálogos comerciais.
Textos expositivos Nos quais o referente é a análise ou síntese de ideias, conceitos e teorias, com uma estrutura verbal em que figuram, predominantemente, o verbo ser com um predicativo do sujeito nominal ou o verbo ter com complemento direto, e apresentando como tempo peculiar o presente. Artigo científico / técnico / enciclopédico, textos de manuais escolares, definições de folhetos explicativos.
Textos argumentativos Que têm como funções persuadir, refutar, comprovar, debater uma causa, etc., estabelecendo relações entre factos, hipóteses, provas e refutações, com abundância de marcadores e conectores discursivos que articulam com rigor as partes do texto, e apresentando como tempo dominante o presente. Texto publicitário, discurso político, crónicas, artigos de opinião, críticas.
Textos instrucionais ou diretivos Que têm como função