Atividades Aquaticas
Se olharmos a Terra do espaço, observaremos que sua maior parte é composta por água. É compreensível, portanto, o fato de o ser humano ser obrigado a relacionar-se com o meio líquido de alguma maneira, desde o início de sua existência no planeta.
Grande parte das civilizações, e mesmo qualquer habitat natural, desenvolveu-se ao redor de lagos, rios, mares e oceanos devido à fartura de alimentos nesses locais.
Para que o ser humano tivesse acesso a esses alimentos, ele precisou perder seu medo e entrar na água. Aprender a locomover-se na água, portanto, foi uma questão de sobrevivência, a qual o ser humano tinha de superar para conseguir o seu alimento ou fugir de algum animal predador.
Na Pré-história, o nadar possuía uma função utilitária, pois o ser humano revela, com o ato de nadar, um corpo útil, seja para sua sobrevivência em busca de alimento, seja para fuga dos perigos terrestres.
Um desenho descoberto em uma caverna das grutas do Deserto da Líbia é atualmente conhecido como a mais antiga ilustração relacionada com o ato de nadar. Cálculos dos arqueólogos indicam que ela remonta a nove mil anos antes da nossa era.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
Físicos e Motores: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas como força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade, além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras como caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar.
Reduz a gordura corpórea, aumentando a massa magra,