Sam Walton, 7 homens e o império que construiram
O livro possui uma divisão que consiste em 3 partes, que retratam 3 momentos que os Estados Unidos viveu em sua economia. A primeira parte ilustra a transição dos EUA de país em desenvolvimento para uma potência mundial, com enfoque em Carnegie, Eastman e Ford. A segunda parte trata da liderança de um profissional no marketing industrial, com enfoque em Thomas Watson e Charles Revson. Para finalizar, a terceira parte trata sobre Sam Walson e Robert Noyce.
A história de Sam Walton se inicia em 29 de março de 1918, em uma casa de fazenda próxima a uma cidade pequena do estado de Oklahoma chamada Kingfisher.
Desde cedo, Sam sempre apresentou uma naturalidade para ser líder, todas as atividades esportivas de que participou, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, o seu time sempre se saia invicto, mesmo não se considerando um grande jogador, se considerava uma pessoa muito competitiva e sua maior qualidade a de ser um bom motivador. Sua vida acadêmica na Universidade de Missouri não foi diferente, Sam em pouco tempo já havia se tornado líder do campus e todo cargo que havia uma oportunidade ele se candidatava, pois desde cedo ele havia adquirido essa crença de que independentemente de quem seja, sempre há coisas para aprender dessa pessoa.
Após se formar, foi contratado pela loja de varejo J. C. Penney onde desenvolveu boa parte da sua habilidade para ser vendedor, e após de se casar com Helen Stanford Robson, se mudou para uma pequena cidade chamada Newport e abriu sua franquia da rede de bazares Butler Brothers com a ajuda do dinheiro de seu sogro. Como era de se esperar, a loja fez grande sucesso, por 5 anos sendo o empresário-líder do setor no