Atividade Redes E Suprimentos
POLO DE BACABAL
CURSO ADMINISTRAÇÃO EAD
PROF.: CLAUDIO SOUSA FIGUEREDO
ALUNO: JOSIANE FONTENELE DE ALCOBAÇA – CPD 15278
REDES E SUPRIMENTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Bacabal – MA
2015
REDES E SUPRIMENTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Resumo das quatro fases de evolução da Logística, mostrando os fatores principais que foram diferenciando sucessivamente cada fase em relação a anterior.
As empresas e organizações começaram a captar e a adotar a logística apenas nos primórdios do século XX. Nos anos 1960, a logística tinha, principalmente, uma vertente operacional, isto é, era vista como sistemas de atividades integradas. Nos anos 1970, passou a ser caracterizada por ter uma área funcional e estratégica. Já nos anos 1980, a logística passa a ser vista como serviço e começam a aparecer os sistemas logísticos de informação, finalmente nos anos 1990, surge a gestão da cadeia logística.
Segundo Mauro Roberto Schlüter, a logística empresarial passou por dois momentos que marcaram de forma indelével a história da sua evolução. O primeiro diz respeito à adaptação dos conceitos de logística militar para o meio empresarial e o segundo incorpora na logística o entendimento do custo logístico total. Ambos foram de extrema importância para a construção do conceito de logística empresarial e sua evolução ao longo do tempo. Desde o surgimento da logística empresarial, ocorrido a partir do término da
Segunda Guerra Mundial até a atualidade, houve uma evolução nas suas bases teóricas. A inclusão da logística no meio empresarial iniciou nos anos 70 e evoluiu ao longo do tempo, incorporando novas áreas, até percepção de que a logística era um sistema da empresa.
Podemos destacar a evolução da logística em 4 momentos marcantes classificando da seguinte forma: nos anos 70 – Transporte, nos anos 80 suprimento, nos anos 90 produção e finalmente nos anos 2000 a utilização reversão.
Destacamos nos anos 70 a logística com o transporte, o fato histórico da época foi o surgimento