Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial
II PERÍODO DE LOGÍSTICA
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO UM NOVO MODELO COMPETITIVO E GERENCIAL
ANDIARA DA ROSA; BERNARD SANDRIN; CLEITON J. DEBARBA; JOÃO R. MILANEZI; JULIANO F. FERREIRA; PALOMMA PATRÍCIO; RENAN ROMAGNA
PROF. CLIVERSON CHIARELLI
GESTÃO NA CADEIA DE ABASTECIMENTO
Itajaí
20
12
RESUMO
Este conteúdo mostra conceitos de que nos últimos anos a competição tem crescido significativamente no mundo industrial, provocando o surgimento de novos desafios e oportunidades na forma de organizar e gerenciar a produção. No setor produtivo, desde que se começou a entender a importância do tratamento das atividades logísticas de forma integrada e a perceber que elas deveriam ser consideradas, também, além das fronteiras das empresas, a gestão da cadeia de suprimento (Supply Chain Management) passou a ser identificada como indispensável para o sucesso dos negócios.
INTRODUÇÃO
Com o grande crescimento entre empresas, muitas têm enfrentado mercados altamente competitivos, com novos e crescentes critérios qualificadores para competição, tendo que conviver com a realidade de uma economia aberta e os desafios em uma dimensão global.
O ambiente competitivo tem provocado o surgimento de novas áreas que propiciam vantagens competitivas com relação aos concorrentes. Nesse contexto, a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) representa nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção dessas vantagens de forma efetiva.
A Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) pode ser considerada como uma visão expandida, atualizada e, sobretudo holística da administração de materiais tradicional, que abrange a gestão de toda a cadeia produtiva de forma estratégica e integrada.
Uma cadeia de suprimentos bem projetada é personalizada para atender às diversas necessidades dos vários grupos de clientes, permitindo que se encontre o equilíbrio entre geração de receita e custo do serviço,