Especificações de materiais para projetos
Este documento visa orientar a escolha do PLC e IHM para aplicação na nova unidade de eletrocloração na plataforma de Pargo e adicionalmente orientar sobre a instalação da alimentação 24 Vcc do sistema de automação do equipamento. O novo sistema terá conexão ethernet TCP-IP com o sistema de automação da Petrobrás, assim, é desejável que o modelo á ser utilizado seja de uso comum da unidade de produção, facilitando a integração com o sistema supervisório, dispensando a aquisição de drivers de comunicação e reduzindo o risco de falhas de comunicação de equipamentos que não são padrão da plataforma. A utilização de equipamentos de uso comum da plataforma também tem a vantagem de a força da trabalho já ter o conhecimento necessário para a manutenção do sistema, dispensando a necessidade de treinamentos específicos em equipamentos que não são de domínio técnico da equipe de manutenção.
1.1 Características dos sistemas de automação
Atualmente são utilizados dois fabricantes de PLC's na plataforma: Altus e GE, sendo os modelos utilizados para Altus são os da série ponto e os da GE da série 90-30. Para a escolha das IHM's, Pargo utiliza apenas para sistemas com PLC's GE, sendo que o último modelo utilizado foi a IHM IC754VSF12CTD, porém o processo interno de compras ainda não conseguiu concluir o processo de compra do software de configuração devido a burocratização da empresa, sendo assim este modelo ainda não está operacional, se este modelo for escolhido é de nosso interesse que o software de configuração seja fornecido, Entretanto não há impedimento em se utilizar IHM da Altus, ficando opcional a escolha do fabricante.
2.0 ESPECIFICAÇÕES PARA PLC'S
As especificações a seguir são dos equipamentos de uso mais comuns na plataforma e com as características mais prováveis de utilização no equipamento, já que não são conhecidos