Características das imagens obtidas com o microscopio óptico
Nesta actividade prática laboratorial, fomos encarados com vários objectivos que à partida, deveríamos tentar alcançar.
Na generalidade, pretendia-se apurar algumas características das imagens obtidas num Microscópio Óptico.
Conhecendo todas as características deste instrumento ampliador, não foi difícil a sua utilização, por conseguinte, a realização da actividade prática laboratorial não ofereceu um grande nível de dificuldade.
Conseguimos obter sucesso em todos os procedimentos, uma vez que, não se tratando de questões que envolvem complexidade, o trabalho laboratorial foi desempenhado como previsto.
Objetivo
Como já referido, a presente actividade prática laboratorial destinava-se a realizar uma pequena introdução à observação de materiais no Microscópio Óptico , sendo que, neste caso, foram realizadas observações bastante simples, uma vez que o principal objectivo da actividade prática era conhecer algumas características das imagens obtidas com o Microscópio.
Tínhamos de realizar um conjunto de três procedimentos, que nos permitiam saber mais acerca deste tema.
- No 1º Procedimento, pretendíamos provar que a imagem obtida em microscopia óptica é duplamente invertida.
- No 2º Procedimento, tivemos como objectivo determinar a profundidade do campo microscópico.
- Já no 3º Procedimento, tivemos de determinar o diâmetro real do campo observado, com a ajuda do papel milimétrico.
Fundamentos Teóricos da Pesquisa
Para a realização da presente actividade prática laboratorial, o Microscópio Óptico Composto é um instrumento essencial. Por conseguinte, dado que se lhe atribui uma grande importância, é necessário saber a constituição do microscópio assim como as principais funções dos seus constituintes.
Assim, o M.O.C. é constituído por: um suporte, ao qual se dá o nome de “base” ou “pé”; uma peça fixa à base, na qual estão aplicados os outros elementos, que chama-mos de “coluna”, e um suporte da preparação, que se chama