Logistica e atividades
Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente e eficaz para garantir a continuidade de suas atividades, o que as obriga a constantemente desenvolver vantagens em novas frentes de atuação. As demandas impostas pelo aumento da complexidade operacional e pela exigência de maiores níveis de serviços fazem surgir a questão de como agregar valor e ao mesmo tempo reduzir os custos, garantindo o aumento da lucratividade? A logística tem sido a maneira mais frequentemente utilizada para vencer esses desafios.
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Recursos e consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica e além disso os consumidores não residem próximos donde os bens ou produtos estão localizados, gerando o grande problema da logística: reduzir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem..
2.2 Atividades Primárias da Logística
As atividades primárias da logística são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos.
• Transportes – Ainda hoje, muitas empresas consideram esta atividade como a mais importante, sendo que muitas pensam que a área de Logística se resume a esta atividade o que é um grande equívoco. A atividade de transporte está relacionada aos diversos métodos de se movimentar produtos e insumos e por isso é essencial ao processo logístico, sendo ainda responsável por uma grande parte dos custos logísticos da empresa. Vale ressaltar que existem diversos modais (meios) de transportes disponíveis: rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário e marítmo, sendo que em nosso país ainda existe uma grande