LOGISTCA II
Prof. Ms. Hélio Yasuki Seki
Questionário: Capítulos 1, 2 e 3
Livro: Gestão de Redes de Suprimento - Henrique Luiz Corrêa
Eduardo Tenório
Gisele Filocomo
Gregory Duca Giovanelli
Paula Signore Tartari
Renata Bertoletto
Wellington Costa
10º R
São Paulo, 10 de abril de 2015
CAPÍTULO 1
1. Descreva o processo de evolução que resultou no desenvolvimento das redes de suprimentos.
O conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o SCM representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final. Afirmam ainda que, a gestão da cadeia de suprimentos, além da redução de custos, pode proporcionar outras formas de obtenção do aumento da produtividade, como, por exemplo: (a) a redução de estoques, a racionalização de transportes e a eliminação de desperdícios, (b) agregando-se valor aos produtos mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, dentre outros.
2. Por que a Área de gestão de redes de suprimentos passou a despertar grande interesse dentro das organizações?
A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e a transformação de mercadorias desde o estágio de matéria-prima (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Esta definição quando trata do fluxo de informações, está baseada no compartilhamento de informações referentes ao produto entre os participantes, com o objetivo de integrar as diversas atividades para um gerenciamento da cadeia de suprimentos.
O gerenciamento de cadeias de suprimento gera inúmeros benefícios, porém concentra-se em dois objetivos-chaves: Satisfazer efetivamente os consumidores (Foco na satisfação efetiva dos