Atividade Planapo
a) Considerando a PNAPO, discorra sobre a organização e governança da política (mínimo de 15 linhas).
O Planpo surgir com objetivo de criar e para ampliar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável. O Planapo vem Articulando e promovendo programas e ações indutoras da transição agroecologica, da produção orgânica e de base agroecologica, propiciando à população a melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais.
Fruto de um intensivo debate e construção participativa, envolvendo diferentes órgãos de governo e dos movimentos sociais do campo e da floresta, o Planapo é o principal instrumento de execução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo)
A instituição da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) deu-se em agosto de 2012 pela Presidente Dilma Rousseff, marcando o compromisso do Governo Federal com a ampliação e a efetivação de ações que devem orientar o desenvolvimento rural sustentável impulsionado pelas crescentes preocupações das organizações sociais do campo e da floresta, e da sociedade em geral, a respeito da necessidade da produção de alimentos saudáveis com a conservação dos recursos naturais.
Trata-se, portanto, de um forte compromisso para trazer a agroecologia, seus princípios e práticas, não só para dentro das unidades produtivas, como para as próprias instituições do Estado, influenciando a agenda produtiva e de pesquisa e os mais diferentes órgãos gestores de políticas públicas. Em síntese, um grande avanço do Governo Federal e da sociedade brasileira na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável.
b) aponte sucintamente o papel das subcomissões temáticas da CNAPO (mínimo de 20 linhas).