Resenha Agricultura Revisada
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Ciências Econômicas
Economia Agrícola
Turma 8V
Profa. Dra. Claudia Satie Hamasaki
RESENHA: Agricultura familiar e produção orgânica.
Claudinei de Sandre Júnior
4132344-0
Marco Antônio Barizão
41034074
Thales Augusto Rebello
4100842-1
Willy Lopes Terrabuio
4108117-1
São Paulo
2015
Sumário
1. Descrição Bibliográfica 3
2. Estrutura Textual 3
3. Objetivo 3
4. Pontos Fundamentais da Produção Textual 4
5. Avaliação Crítica com Dados Atualizados 5
Referências Bibliográficas 7
1. Descrição Bibliográfica
Pádua, Juliana et al. Agricultura familiar e produção orgânica: uma análise comparativa considerando os dados dos censos de 1996 e 2006. Campo Grande, Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
2. Estrutura Textual
O trabalho analisado está dividido em introdução, a caracterização da agricultura familiar e sua relação com a produção orgânica, apresenta também a visão metodológica que se aplica no trabalho, bem como os resultados da avaliação da agricultura familiar no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul e por fim apresenta as considerações finais e bibliografia utilizada.
3. Objetivo
O ponto principal deste trabalho é ressaltar a importância, o processo evolutivo e desenvolvimento da produção orgânica (que segundo o texto cresce cerca de 30% a.a.) e agricultura familiar (que segundo o texto representa 90% da produção orgânica no Brasil), a fim de conhecer a sua representatividade em âmbito nacional e regional.
Pode-se notar que o objetivo do trabalho é analisar, por meio de pesquisa exploratória, o comportamento da agricultura orgânica familiar no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul, a pesquisa exploratória está baseada na base de dados de pesquisas realizadas por diversos órgãos governamentais, como o IBGE, INCRA, IPEA, MDA e sites inerentes aos produtos orgânicos, no período de 1996 e 2006.
O trabalho também salienta que na