Atividade laboratorial DNA
Extração de DNA
Introdução
O DNA é a molécula da vida que transporta a informação necessária ao cuidado e manutenção de um organismo qualquer. O DNA e a abreviatura de ácido desoxirribonucleico. As moléculas de DNA são geralmente cadeias muito longas, constituídas por muitos componentes ligados uns aos outros. O suporte de cada cadeia é uma sequência repetida de grupos alternados de fosfatos e açúcares. Mas o que interessa para a vida é que cada uma das unidades de açúcar da cadeia tem uma de quatro unidades químicas diferentes possíveis que sobressaem de cada um dos lados da cadeia. Estas moléculas, chamadas bases, são a adenina (A), a citosina (C), a guanina (G) e a timina (T). Duas dessas cadeias juntam-se formando a dupla hélice (A+T;G+C).
O ADN é um ácido que se localiza principalmente no núcleo, que se associa a proteínas formando cromossomas, contendo toda a informação necessária para sintetizar as protínas responsáveis pela manifestação das características de cada indivíduo. Formado por unidades básicas denominadas nucleótidos. Cada nucleótido é formado por 3 componentes diferentes: 1 grupo fosfato, 1 pentose (desoxirribose), 1 base azotada (timina, adenina, guanina e citosina).
Recentemente temos assistido a inúmeros debates mundiais sobre temas polémicos envolvendo a genética. Entre os quais: clonagem (iniciada com a ovelha Dolly), organismos transgénicos e genoma humano. Sem dúvida, até ao final do século XX, vivemos uma verdadeira revolução genética em função do desenvolvimento de técnicas que possibilitaram o isolamento e manuseio do ADN. O primeiro passo para a aplicação das técnicas que envolvem o estudo do ADN é a sua obtenção.
Actualmente esse trabalho está bastante simplificado e qualquer um de nós pode extrair ADN na nossa própria cozinha a partir de substâncias básicas, através de um método simplificado e “caseiro”.
Resultados
Ao derramarmos o álcool no extracto de kiwi começaram a notar-se a pouco e pouco