Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçú
Existem os satélites naturais como, por exemplo, a lua, que gira em torno da terra e existem satélites artificiais, construídos pelos homens e gira em torno da Terra.
Existem vários tipos de satélites:
Comunicações;
Científicos;
Satélites espiões ou fins militares;
Sensoriamento remoto de recursos.
CBERS
- Faz parte do Programa Espacial Brasileiro, que consiste no desenvolvimento da tecnologia espacial. Além deste, tem o MECB (Missão Espacial Completa Brasileira), que prevê a construção de satélites de coletas de dados – o SCD-1, SCD-2 e SCD-3. É o resultado da cooperação técnica entre o Brasil e a China para a construção de satélites de sensoriamento e recursos terrestres. No dia 14 de outubro de 1999, foi lançado por um foguete da serie Longa Marcha, o primeiro satélite desse programa, o CBERS-1, CBERS-2, em 2003, e CBERS-2B, em 2007.
Antecedentes da Cooperação
A busca por meios mais eficazes e econômicos de observar a Terra motivou o homem a desenvolver os satélites de sensoriamento remoto. Mas os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações.
HISTÓRICO
Na tentativa de reverter esse contexto, os governos do Brasil e da China assinaram em 06 de Julho de 1988 um acordo de parceria envolvendo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) para o desenvolvimento de um programa de construção de dois satélites avançados de sensoriamento remoto, denominado Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Com a união de recursos financeiros e tecnológicos entre o Brasil e a China, num investimento superior a US$ 300 milhões, foi criado um sistema de responsabilidades divididas (30% brasileiro e 70% chinês), tendo como intuito a implantação de um sistema completo de