Bacia costeira do leste
Trabalho de Geografia
Bacia Costeira do Leste
Introdução
Neste presente trabalho abordaremos um assunto de hidrografia costeira do leste no qual iremos saber sua localização recursos relevo clima e meio ambiente.
A Bacia Atlântico Leste, presente nos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa bacia possui extensão de aproximadamente 374 667 km², o que corresponde a 4% da área total do Brasil. Os rios que fazem parte desta bacia são os rios Paraguaçu, Mucuri, Pardo, Jequitinhonha e São Mateus A vazão média dessa bacia é estimada em 1.400,43 m³/s, correspondendo a cerca de 1% do total do país. Os principais rios são o do Pardo, Salinas, Paraguaçu, Jequitinhonha, Vaza-Barris, Rio de Contas, abastecendo mais de 520 munícipios e uma população de 14 milhões de pessoas. Sua densidade demográfica é de 36 hab./km². Essa região hidrográfica possui uma grande variedade de biomas, com destaque para a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, além de manguezais e vegetação, costeira. A ocupação humana e a realização de atividades econômicas têm provocado vários problemas de ordem socioambiental. A pecuária e a mineração são os grandes vilões desse processo. Os produtos químicos utilizados nessas atividades são os principais responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Atlântico Leste.
Esta bacia também é utilizada para a captação de água para as usinas hidroelétricas de Funil e da Pedra que são as que mais se destacam utilizando de uma potência instalada é de 113.429 kW, distribuídos em 6 empreendimentos hidrelétricos. Destacam-se duas usinas (Funil e Pedra) no rio das Contas, na Bahia.
Possibilidade de navegação extremamente reduzida e de porte pequeno em quase todas as totalidades das unidades hidrográficas. A atividade da pesca é pouco explorada nas bacias costeiras, predominando a prática da pesca como atividade de subsistência familiar