Bacia Hidrográfica do Rio Paragauaçu

2245 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO Os recursos naturais da região da Bacia do Rio Paraguaçu têm sido nas últimas décadas alvo de uma intensa utilização, em geral sem conhecimento prévio das suas potencialidades, o que tem provocado grandes prejuízos ao meio ambiente. É preciso que se conheça as potencialidades e limitações dessa área, permitindo que se estabeleça perspectivas de utilização,planos de manejo, conservação dos recursos e restrições ao uso do solo. Também evidencia a vulnerabilidade dos ambientes, visando um uso mais racional para as terras da bacia. Nesta perspectiva a Bacia do Rio Paraguaçu, por ser muito extensa é dividida em alto, médio e baixo Paraguaçu, sendo assim, esta pesquisa procura compreender um pouco de cada uma dessas divisões.

OBJETIVO

Um dos objetivos desta pesquisa é tratar sobre um conteúdo trabalhado na disciplina Geografia Física III, utilizando o computador e as aulas teóricas para a leitura, visualização de bacias hidrográficas e como potencial recurso para ampliar o conhecimento sobre o assunto através de um estudo de campo.

SOBRE O RIO PARAGUAÇU O Rio Paraguaçu é o maior rio genuinamente baiano. Suas nascentes são diamentíferas, suas margens férteis, muito piscoso em todo a sua extensão e navegável das cidades à sua foz. Já foi a principal via de transporte e comunicação de toda a região.

BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO PARAGUAÇU

Nasce no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, toma direção norte passando pelos municípios de Ibiquara, Mucugê e até cerca de 5km a jusante da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio. Muda de direção em seu curso para oeste e leste, separando os seguintes municípios: Itaetê de Boa Vista do Tupim, Itaberaba de Iaçú, Santa Teresinha de Castro Alves, Santo Estevão de Cruz das Almas,

Relacionados