Extração de dna
Toda a informação necessária para criar um organismo encontra-se no DNA. Esta molécula é usada durante o período de vida de um organismo para fornecer instruções para milhões de processos celulares que ocorrem constantemente.
Para estudar o modo como essas informações são comunicadas à célula os cientista isolaram o DNA e estudaram o modo de interação do DNA com as proteínas e RNAs.
Este trabalho laboratorial usa um processo semelhante ao utilizado pelos cientistas quando começaram as primeiras investigações sobre DNA.
Para isolar o DNA os cientista separaram-no dos outros componentes celulares. As células foram fragmentadas e o DNA foi separado do conteúdo lipídico das membranas da célula e dos organitos. Em seguida o DNA foi separado das proteínas.
Nesta atividade o uso de diferentes tecido, o torna apto a observar DNA de várias origens, uma vez que todas as células contêm DNA ao longo do seu período de vida. Algumas células, tais como, os glóbulos vermelhos perdem o núcleo, bem como o DNA durante a sua maturação.
O Procedimento de extração de DNA, sugere uma atividade prática simples, a partir de produtos e materiais comuns do dia a dia e que podem ser facilmente encontrados, de modo que os protocolos pode serem representados em laboratório. O trabalho experimental que propomos, permite uma introdução à genética laboratorial, que tem como principais objetivos:
Mostrar o aspecto do DNA. Mostrar que o DNA pode ser encontrado em todos os tipos de células. Debater e aprofundar questões científicas relacionadas com genética laboratorial.
Esta proposta de trabalho experimental nos mostra protocolos de extração do DNA a partir de células de tecidos animais e vegetais, como por exemplo fígado, timo, células do epitélio bucal, cebolas e ervilhas.
Neste trabalho, iremos utilizar células de tecidos vegetais, no caso cebola, ervilhas secas e leveduras, e células do epitélio bucal. As substâncias utilizadas podem ser