teste de economia c
Grupo I
1) O crescimento económico moderno está associado a um crescimento demográfico e também a um aumento da produtividade do trabalho, este, representa o aumento sustentável da produção a longo prazo numa determinada economia. Este crescimento é obtido através de diversos fatores constantes, sendo designados de fontes de crescimento económico, constituindo um deles o aumento da dimensão dos mercados.
A observação do aumento da dimensão dos mercados interno ou externo estabelece uma relação entre a capacidade de compra da população do país, do Resto do Mundo e do crescimento económico.
Para um país poder obter um acréscimo da capacidade de produção precisa de amplificar a procura criada internamente, quer dizer, ampliar o número de habitantes ou o poder de compra dos mesmos. Deve ser aumentada a procura gerada no exterior, graças ao aumento da procura do Resto do Mundo. O crescimento populacional nem sempre amplifica a produção, o que origina a procura externa a engrandecer. Numa abertura ao exterior, um país recebe investimento externo, acarretando um enorme número de vantagens e desvantagens, como por exemplo a dependência financeira, comercial e tecnológica.
2.1) Os dados expostos pelo gráfico representam a evolução sectorial da população activa. Em relação ao Sector I conseguimos analisar que, antes do século XVIII, era o sector com percentagem mais elevada, passando a registar um decréscimo até ao século XX. Com o abatimento do Sector I, o Sector II começou a ganhar mais importância, fazendo aumentar a sua percentagem, sobretudo até ao fim do século XIX, começando a diminuir a partir do século XX. A nível do sector III os dados adjacentes indicam que este sector começou a ganhar importância a partir do século XIX, mantendo-se em crescimento até aos dias de hoje, tornando-se num sector indispensável para a sociedade.
A tabela abaixo demonstra que existe países desenvolvidos, em vias de desenvolvimento e países de 3º mundo.