Atividade individual Gerenciamente de Projeto
Módulo: 3 – áreas de conhecimento e aspectos estruturais
Título: Gerenciamento do projeto em um mundo globalizado
Disciplina: Introdução à Gerência de Projetos - MB05
Turma:
Introdução
A economia mundial avança rumo ao rompimento de fronteiras geográficas. As inovações tecnológicas, principalmente na área de telecomunicações e na informática, auxiliam no rompimento dessas fronteiras. Cada vez mais as companhias buscam novos mercados isso forçou uma atuação rápida de aumentar ao máximo a gestão de conhecimento das empresas, objetivando agregar valor ao negócio. Países como China e Cuba já tem o mercado aberto para todo o mundo. Isso requer, cada vez mais que as empresas estejam preparadas para atuarem nesse novo cenário. Para ter esse conhecimento de mercado cada vez mais heterogêneo e dinâmico os projetos passaram a considerar as questões de internacionalização em seus escopos, incluindo equipes multidisciplinares e multinacionais.
Segundo ABRANTES temos outras vantagens na internacionalização tais como, diminuição dos custos de câmbio, redução da incerteza, controle da oferta, em quantidade e qualidade, controle dos mercados, entre outros.
Esse trabalho tem como o objetivo discutir sobre as formas de trabalhar com as diferenças culturas, organizacionais, regionais na gestão de projetos na internacionalização de empresas.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
As organizações cada vez mais precisam se relacionar entre si para conseguir um objetivo comum, onde equipes de diferentes empresas precisam gerir um projeto. Essas empresas normalmente têm diferenças culturais em sua organização, que são determinadas por um conjunto informal de regras, procedimentos, forma de atuação e interligações.
Assim a definição e o gerenciamento do escopo do projeto é essencial para o bom andamento do mesmo. Dessa maneira haverá a redução das distancias