Atividade física associada ao consumo de substâncias em risco
LINHA DE BASE:
Esta linha de base serve para acompanhamento de projetos, ou seja, um caminho pelo qual o projeto deverá seguir.
O Baseline permite a comparação entre o “previsto” e o “realizado” e dá elementos de avaliação tanto para o projeto em andamento quanto para outros projetos semelhantes, pois analisando as causas eliminasse os efeitos e se estabelece uma relação de realidade entre o previsto e realizado, minimizando seus desvios.
Objetivo:
Este estudo tem como objetivo medir a associação de atividade física e um de seus componentes, esporte e exercício, com o uso de substâncias em risco em uma população de homens jovens.
Método:
Linha de Base (2010-2012) e de acompanhamento (2012-2013) de dados de 4.748 jovens suíços do Cohort. Foram utilizados Estudo sobre uso de substâncias com fatores de risco. Associações transversais e perspectiva entre o uso de substâncias em risco e esporte, exercícios e atividades físicas foram medidos por meio de testes qui-quadrado e modelos de regressão logística ajustada a co-variáveis.
Resultados:
No início do estudo, a regressão logística indicou que o esporte e o exercício estão associados negativamente com o uso de cigarros e maconha em situação de risco. Uma associação positiva foi obtida entre atividade física e o uso de álcool em situação de risco. No início do estudo, o esporte e o exercício foram negativamente associados com o uso de cigarros e maconha em risco,em seguimento(continuou acontecendo). Ajustado para o esporte e o exercício, a atividade física foi positivamente associado com o uso de cigarros e maconha,em risco.
Conclusão:
Esporte e exercício estão de forma transversal e longitudinalmente associados a uma baixa prevalência de uso de cigarros e maconha em risco. Este efeito protector não foi observado para a atividade física amplamente