alcool e tabagismo
Ao iniciar a prática de atividades físicas é importante que você faça uma avaliação física, para que possa avaliar o nível de condicionamento físico que você se encontra, possíveis restrições ao esforço, alterações posturais, desequilíbrios musculares; para aí sim realizar exercícios com segurança. A ingestão de álcool compromete diversas funções metabólicas, como a função renal, cardiovascular, muscular, a termoregulação corporal e o metabolismo de carboidratos. Porém o impacto do álcool na performance e na recuperação após o exercício físico ainda não são totalmente elucidados.
***Alguns problemas desencadeados pelo consumo de álcool durante a pratica de atividades físicas ***
- desidratação: O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água e eletrólitos através do suor e da urina.
- arritmia cardíaca: O distúrbio de água e eletrólitos também pode promover uma arritmia, fazendo com que o coração bata fora de compasso;
- aumento de peso: devido à grande quantidade de calorias presentes em cada dose;
- hipoglicemia: A atividade física já promove uma diminuição de glicose no organismo, o álcool acentua mais ainda esta redução. O corpo começa a usar a proteína como fonte de energia, pois não há mais glicose no organismo.
- redução da qualidade física: Quem pratica atividade física e consome o álcool tem uma deterioração de sua qualidade física, pois a bebida diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração.
***DICAS***
Evite ingerir bebidas alcoólicas 48h antes de seus exercícios , visando garantir sua hidratação;
Evite o consumo excessivo de bebidas destiladas devido ao seu teor alcoólico e calórico;
Evite o consumo de álcool logo após a atividade física, pois diminui a ressíntese de glicogênio e proteínas musculares;
Se caso for consumir alguma bebida alcoólica, prefira o vinho, pois contém resveratrol. Esta substância é um