atividade fisica e desportiva
Birigui, 2013
Nome: Jonathan Willian Marcondes Pinto Barbosa
Serie: 2º A
Nº: 22
Professor: Emerson Magretti
Birigui, 2013
Atividades Física e Desportivas
– Atividades Físicas: Podem ser entendidas como o conjunto de atividades muitos diferenciadas e com níveis diferentes de execução (por exemplo, jogar futebol, passear a pé, fazer jardinagem e etc.) Produzidas pela interligação da estrutura locomotora com o perceptivo – cinético das quais resulta dispêndio possibilidades de realização do aluno. Para alem da variedade de atividades corporais, realizadas com o objetivo de melhorar a condição física, promoverem a saúde e o bem – estar, proporcionar equilíbrio psicológico e ocupar os tempos livres, estas também abrange a atividade desportiva.
O seu ensino tem como objetivo a aquisição de hábitos saudáveis desportivas que podem ser entendidos como:
– Meio: cada um das atividades oferece possibilidades da criança adquirir novas competências.
– Fim: todas as atividades é uma matéria de ensino, que deve ser considerada e aprendida na sua especificidade.
Níveis de prática:
– Para todos: praticas de exercícios de reduzidas exigência técnica e matérias.
– Integradas no processo de formação desportiva.
Assim, no 1º CEB, as crianças devem realizar múltiplas situações, preferencialmente lúdicas, que lhes permitam um aumento do seu repertorio motor e uma melhoria geral da sua motricidade.
– Atividades Desportivas: Constituem-se como uma parte da atividade física e, para alem realização dos exercícios físicos, decorrem em ambiente competitivo, regendo-se por normas e regras especificas e universais com um maior grau de exigência. Fundamentam-se na perspectivas do confronto com um elemento definido a distancia, o tempo, o adversário, ou contra si próprio.
Em conformidade, a escola, mesmo no 1º CEB, não deve negligencia a realidade desportiva. O desporto, na