Atividade fisica na terceira idade
Estudante: Sandro Martins de oliveira
Pesquisa científica:
Introdução:
A pesquisa em questão visa salientar a importância da atividade física em indivíduos com idades avançadas e sua relação com a melhora da auto-estima. Nas próximas páginas vamos fazer inicialmente uma breve revisão bibliográfica, colocando em discussão como ocorre o envelhecimento no ser humano, a importância da atividade física para estes indivíduos e a modalidade musculação e suas perspectivas de melhorias para o ser humano.
Os efeitos do envelhecimento na aptidão física e capacidade funcional têm sido bem descritos na literatura científica. Um dos efeitos do processo do envelhecimento no ser humano é a diminuição do nível de atividade física. Dados do Estado de São Paulo evidenciaram que o nível de sedentarismo se manteve constante nos grupos de 15-29, 30-49, 50-69 e mais de 70 anos de idade. (FARDY; YANOWITZ; WILSON, 1998Ao observarmos as literaturas sobre o assunto podemos salientar as enormes mudanças de paradigmas que encontramos principalmente nos conceitos sobre musculação, assim todas as modificações possíveis servem para mostrar que o assunto é por demais rico e necessita de ser explorado.
Com isso através de um questionário investigativo procuramos indagar um número de indivíduos, para saber se a atividade física de musculação auxilia na melhora da auto estima, em nosso último capítulo mostraremos os resultados desta ferramenta.
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 - FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
A velhice e o envelhecimento têm estado em pauta desde a antiguidade, através de obras literárias e tratados eruditos como, por exemplo, a obra De Senectude, de Cícero escrita acerca de 2000 anos. Foi somente neste século que se viu a emergência e a consolidação do estudo sistemático de envelhecimento, através da Gerontologia.
O envelhecimento é um processo complexo que envolve muitas variáveis (genética, estilo de vida e doenças crônicas) que