Bpmn introdução
O BPMN (Business Process Modeling Notation) é uma notação gráfica que tem por objetivo prover instrumentos para mapear, de uma maneira padrão, todos os processos de negócio da organização. O BPMN pode e deve ser compreendido por analistas de negócios, técnicos, usuários e eventualmente sistemas. O diagrama BPMN pode servir como um novo contrato entre as áreas técnicas e os usuários, ajudando a diminuir a distância entre o mapeamento de processos da organização e a implementação técnica destes processos. O BPMN deve ser um padrão simples e flexível, não-técnico e expansível.
O objetivo da BPMN é ser um padrão de comunicação entre todos os envolvidos com o processo de negócios: o Padronização da modelagem de processos de negócio; o Ampliação dos recursos de modelagem; o Mapeamento formal entre a modelagem em alto nível e as linguagens de execução.
Ela emprega apenas um modelo Diagrama de Processo de Negócio ou BPD (business process diagram).
Utilizada nos sistema business process management system (BPMS): É um sistema que automatiza a gestão por processos (execução, controle e monitoração). É uma poderosa ferramenta de gestão, para garantir que os processos estão sendo efetivamente executados como modelados, contribuindo para os objetivos da organização. Dentro do mercado de BPMS, encontramos o Orquestra BPM, da Cryo Technologies.
O BPMN foi lançado inicialmente em maio de 2004 pela associação internacional BPMI (Business Process Management Initiative) representantes de empresas como IBM, iGrafx (Corel), Pega, Onix e Lombardi (empresas de Workflow). O BPMN não encontrou “especificações concorrentes” e passou a chamar muito a atenção do mercado. Em 2005 o BPMI anunciou sua junção a OMG (Object Management Group), a OMG é uma associação aberta e não lucrativa que existe desde 1989 o objetivo da OMG é desenvolver e manter padrões e especificações técnicas para a indústria de software, atualmente, o BPMN está na