atividade fisica na adolescencia
VILA VELHA-ES
17/04/2013
A atividade física na adolescência é fundamental, pois nesta fase ocorrem muitas mudanças corporais, emocionais e de comportamento. Praticar alguma atividade física neste momento ajuda o adolescente a enfrentar melhor os efeitos psicossociais de uma fase de transição, pois gastando energia no esporte, tende a ficar mais equilibrado. Também ajuda a equilibrar o peso do corpo, aumentando a massa magra e reduzindo o nível de gorduras, pois devido ao crescimento muscular e ósseo, nesta fase os adolescentes costumam comer muito, o que poderia levar à obesidade, sem uma queima constante de calorias.
A atividade física auxilia no desenvolvimento do adolescente e na redução dos riscos de futuras doenças, além de exercer importantes efeitos psicossociais. Ainda existem, porém, vários mitos acerca da prática de exercícios físicos na adolescência e inúmeras dúvidas quanto à influência exata da mesma em fenômenos como o crescimento esquelético e a maturação biológica. Por outro lado, ao contrário do que se pode pensar, a atividade física nesta faixa etária não é isenta de riscos, sendo que estes envolvem desde lesões corporais até deficiências nutricionais. Esta revisão objetivou reunir informações acerca dos efeitos da atividade física no adolescente, das especificidades da atividade física dirigida a esta parcela da população, do panorama atual da prática de atividade física entre adolescentes e do papel da Educação Física para os mesmos.
Os jovens que praticam atividade física são mais produtivos e não ficam depressivos, pois a depressão vem sendo um problema na vida dos jovens por causa da fase de transição que eles passam e muitas vezes se sentem pressionados por causa do futuro incerto.
REFERENCIA
http://br.monografias.com/trabalhos2/atividade-fisica-adolescencia/atividade-fisica-adolescencia.shtml