Estatistica
Livro: Príncípios de Bioestatística
Cap. 3: Medidas – Resumo Numéricas (pág. 54-58)
Exercícos de Revisão 3.6:
Questão 1: Defina e compare media, mediana e moda. As medidas de tendência central (ou de posição) servem para destacar as características de cada distribuição, isoladamente ou em confronto com outras. São elas: média aritmética, mediana e moda.
A média aritmética é a medida de tendência central mais utilizada, além de ser fácil de calcular, tem uma interpretação familiar e propriedades estatísticas que a tornam muito útil nas comparações entre populações e outras situações que envolvem inferências. Se os dados são de uma amostra, a média é representada pela letra x, se os dados são de uma população, a média é representada pela letra grega μ. Para uma amostra com n observações, a fórmula para a média da amostra é:
A média é sensível a (ou afetada por) todos os valores do conjunto, assim, se um número se modifica, a média também se modifica. Somando-se uma constante a cada valor do conjunto, a média ficará aumentada do valor constante. Analogamente, extraindo-se um valor constante de cada valor do conjunto, a média também ficará diminuída desse valor. Na média, supõe que cada observação tenha a mesma importância.
= i
Figura 1: Fórmula da média
A mediana (md) é o valor, em uma série ordenada de dados, que divide a série em dois subgrupos de igual tamanho, ou seja, é um valor tal que tenha igual quantidade de valores menores e maiores do que ele. Ao contrário da média, a mediana não leva em conta todos os valores no seu cálculo, e não é afetada por valores extremos. Com os dados dispostos em ordem crescente a mediana será:
a. O valor do meio, para um número ímpar de observações.
b. A média dos dois valores centrais, para um número par de observações.
A moda (mo) é o valor de dados que ocorre com maior frequência, é uma importante medida de posição para os dados qualitativos. Quando dois valores ocorrem