atividade estruturada sexo e genero
Sexo e gênero: estamos falando sobre a mesma coisa?
A Diferença entre Sexo e Gênero
Como muitos, eu imaginava que gênero e sexo fossem sinônimos. Em minhas pesquisas acadêmicas era comum alternar o uso do termo "sexo" e "gênero". Hoje eu noto o erro que cometi. Sexo e gênero não são sinônimos.
Sexo se refere a uma característica biológica, se nasce homem ou se nasce mulher. Não há outra alternativa. Gênero se refere a uma escolha, se escolhe ser homem, mulher, transexual, ou o que mais vier pela frente.
A rigor não teria problema algumas essas definições, e acredito que a maior parte da sociedade também não se oporia. Então qual o problema? O problema é o velho truque dos inimigos da sociedade aberta de não se manifestarem claramente, de não aceitarem o debate honesto. Para eles a trapaça é sempre necessária. A prova disso foi a recente tentativa de implementação, dentro do Plano Nacional de Educação, da disciplina ideologia de gênero.
Querem que a escola ensine a nossos filhos que o sexo de um indivíduo é uma escolha. Como sabem que tal medida enfrentaria forte oposição, tentam evitar o debate aberto e honesto por meio de medidas dissimuladas. Trocam a palavra "sexo" pela palavra "gênero". Notem que esse não é um caso isolado. A questão do aborto sofre com os mesmos truques linguísticos. Nenhum abortista defende abertamente uma lei que aprove o aborto. Eles fogem do debate aberto e honesto, em seu lugar tentam criar subterfúgios, alterar definições, qualquer coisa é válida para aprovar sua proposta. Se os abortistas, ou os defensores da ideologia de gênero tem tanta certeza assim da superioridade de suas propostas, então que as defendam honesta e abertamente, e não por meio de subterfúgios.
A questão mais importante para a existência do debate é a honestidade. Quando um dos lados começa se valer de truques para vencer a discussão o debate franco e produtivo deixa de existir. Reforço meu ponto: todos têm direito de defenderem