Psicologia Aplicada ao Direito-Atividades estruturadas 1 a 5
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Nome: Tamara Cristina de Souza
1°semestre Direito
ATIVIDADE ESTRUTURADA 1
Resposta:
A psicologia, mais especificamente a Psicologia Jurídica e um ramo da psicologia que foi criado com o intuito de colaborar com o Direito, produzindo conhecimento em conjunto com o conhecimento já produzido pelo Direito. O que possibilita que haja uma interação entre as duas ciências muito mais ampla.
O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamentos, contribui para politicas preventivas, dentre outras formas de atuação.
No Direito de Família principalmente, torna-se imprescindível á atuação do psicólogo. As questões familiares são mais amplas e complexas, não se limitando a letra fria e objetiva da lei.
A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem através de seu contexto, buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada individuo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que atenda adequadamente as necessidades do ser humano, que muitas vezes passam despercebidas aos litígios judiciais.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 2
Resposta:
Sexo e Gênero
Gênero
Pode ser entendido como uma criação cultural e social de papéis sexuais. Conjunto de representações e práticas constituídas a partir das diferenças biológicas entre os sexos.
Sexo
Esta ligado as características anátomo-fisiológicas determinadas biologicamente e diferenciando machos e fêmeas.
Violência de gênero
Caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional. Sendo visto como abuso de poder de uma pessoa contra a outra, desigualdade e assimetria entre os gêneros.
EX: A violência contra a mulher.
Um tipo comum de violência do gênero é a violência entre parceiros íntimos, que inclui: atos de agressão física, relações sexuais forçadas, maus tratos psicológicos e o controle do comportamento do outro. Pode ocorrer em ambos os sexos, mas as mulheres