atividade estruturada fundamentos educ fisica
Pautada em pesquisa documental, o objetivo desse trabalho consistiu em investigar as alterações pelas quais a maratona passou ao longo dos anos, visando a difusão desse conhecimento, especialmente, em aulas de Educação Física. Entre as modificações estruturais, os atletas, as marcas e as curiosidades em torno de cada uma das edições olímpicas dessa prova, verificou-se, por exemplo, que inspirada em uma lenda grega, a prova da maratona foi incluída na programação dos Jogos Olímpicos Modernos, no masculino, em 1896 e no feminino, em 1984; foi disputada em distâncias e percursos diferentes e instaurou novas regras, a exemplo da "Norma Scheiss". Se esses são alguns dos aspectos identificados por essa pesquisa, outros também devem ser evidenciados, considerando que a história do esporte é um dos conteúdos que deveria ser ensinado em aulas de Educação Física.
Alguns, a atrelam às necessidades de sobrevivência (Brasil, 1981), enquanto outros preferem tratar da história esportiva dessa modalidade com base em registros que nos remetem à Grécia Antiga (Brasil, 1984). Há, também, aqueles que como Paioli (1945) e Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt (2000) referem-se à história documental do atletismo, com registros de quando começou a ser praticado no Brasil; quais as principais competições, além de mostrar os resultados em determinados períodos. Por outro lado, livros como os da Confederação Brasileira de Atletismo (1995, 2001) se detém àquilo que poderíamos considerar como ahistória institucional do atletismo, já que partem da organização da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), remetendo-se a esta organização e às outras instituições que, atualmente, regem e regulamentam o atletismo mundialmente.
Dentre os aspectos que, certamente, deveriam ser referendados quando do ensino da história da maratona em aulas de Educação Física,