Atividade escrita
LUCINEIDE ALVES DE OLIVEIRA
ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA
Jacaraci - BA
2013
Elementos Básicos da Narrativa
Esse trabalho tem como objetivo compor uma análise entre uma personagem da obra literária Vidas Secas (1938) do brasileiro Graciliano Ramos e a música Asa Branca de Luiz Gonzaga. Ambos observamos o sofrimento da seca no Nordeste, com suas secas e os seus êxodos, as suas esperanças e as suas frustações, em meio da fome onde as pessoas lutam contra a fome ou o medo da fome, que torna-se central no romance e na música, tendo como principal efeito da seca e como elemento crucial no desenrolar das relações interpessoais e afetivas. Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes Nordestinos, que migra para o sul ou sudeste do Brasil por causa da seca, um dos personagens que é constituído à família, é a cachorra Baleia.
Na linguagem podemos observar traços dos elementos de uma narrativa que se torna central na obra, mais do que simplesmente desconhecer palavras, as personagens não se identificavam com os seus sentidos, e aí temos uma crítica ao Estado Brasileiro. Assim, a linguagem torna-se um bem precioso de contestação de direitos e ao mesmo tempo de ruína quando usada de forma errada, deste ponto podemos identificar o “medo de falar” dos personagens, por não saber dominar os significados das palavras.
A cachorra Baleia é a segunda personagem feminina da narrativa, sabendo comunicar-se com o restante do grupo, por ser um “bicho” e por possuir a vital tarefa de procurar e matar preás, quando a fome do grupo apertava, era a grande salvadora do futuro da família garantindo alimentação precária nas horas mais difícieis, reinventando a vida. A narrativa termina com uma promessa de futuro para o grupo se fosse