Atividade enzimatica da amilase salivar
Marcelo Bazzo, Natalia Gimenes &
Thais Yoshida
Bioquimica Geral/ Engenharia de Alimentos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora: Livia Bracht
Resumo - Este texto apresenta o modelo para entrega de relatório das atividades extra. Este exemplo mostra a configuração básica do texto, bem como os detalhes sobre a publicação de figuras, tabelas, equações e referências.
Introdução
Alguns carboidratos (açúcar e amido) são o principal elemento da dieta, e a sua oxidação é a principal via de produção de energia na maioria das células não fotossintéticas. Carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetona, ou substâncias que hidrolisadas liberam esses compostos. São produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar. A energia é armazenada nas suas ligações químicas. Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior freqüência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose.
O amido é constituído por dois tipos de polímero de glicose, amilose (Figura 1) e a amilopectina (Figura 2). A amilose consiste de cadeias longas, linear e não ramificadas, de resíduos de D-glicose ligadas por ligações (α 1-4). A amilose ao contrario da amilose, é altamente ramificada, as ligações glicosidicas que unem os resíduos de glicose nas cadeias de amilopectina são (α 1-4); nos pontos de ramificação são ligações (α 1-6) a cada 24 e 30 resíduos. Figura 1.
Figura 2.
Nas reações químicas dos carboidratos, na hidrolise as ligações são mais facilmente quebradas em meio H+. E são também hidrolisadas por enzimas.
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua especificidade e poder catalítico. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Como catalisadores celulares, as