Atividade de ácidos
É importante sabermos quais alimentos são ácidos ou alcalinos para podermos manter o equilíbrio ácido-básico em nosso organismo. Só para esclarecer: alcalino é o mesmo que básico.
Definindo: Bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-. Na verdade iremos testar seu conhecimento sobre o assunto propondo a seguinte pergunta: O tomate possui acidez ou alcalinidade? Se alguém te perguntasse você saberia responder? Muita gente acha que é ácido por possuir um “azedinho”, mas é alcalino e sua ingestão auxilia a controlar o equilíbrio ácido-básico em nosso corpo. Essa mesma função é realizada por outros alimentos básicos, como: leite, legumes e frutas, creme de leite, água natural, temperos (orégano, salsinha, coentro, entre outros). Já vimos que as bases estão presentes em nossas vidas diariamente através da alimentação, mas não é só nos alimentos, quando vamos lavar a louça, por exemplo, nos deparamos com uma base: o sabão, que contém o componente Hidróxido de sódio (NaOH) como ingrediente fundamental. O NaOH é uma base forte e constitui a maioria dos produtos para higiene doméstica, como sapólio, detergentes, alvejantes, etc. As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes. Hidróxido de sódio:
. Aplicações: É comercialmente conhecido como soda cáustica e é utilizado na purificação de óleos vegetais, de derivados do petróleo, na fabricação de papel, celulose, tecidos, corantes e produtos para desentupir pias.
A sua aplicação mais importante é na fabricação de sabão, sendo misturada com gorduras ou óleos, sob aquecimento:
Óleo ou gordura + NaOH → sabão + glicerina
Refrigerante, cola e outras bebidas gaseificadas
O ácido nessas bebidas