Atividade de Organização e Regionalização do Espaço
Na história da regionalização brasileira, várias foram as propostas de divisão do espaço, e cada uma dessas propostas seguiram aspectos diversos para estabelecer uma unidade com partes diferentes do todo. Por vezes, os aspectos escolhidos foram naturais, políticos, administrativos, econômicos ou até mesmo culturais. Dentre as propostas mais conhecidas e trabalhadas pela disciplina, temos: a regionalização do IBGE de 1969, a regionalização geoeconômica do geógrafo Pedro Pinchas Geiger de 1967, a regionalização de Roberto Corrêa Lobato de 1989 e a regionalização proposta por Milton Santos em 1999.
Com base nas leituras do CRC, elabore um texto comparando tais propostas de regionalizações brasileiras. Descreva as divisões regionais e explique quais parâmetros e aspectos cada autor utilizou para estabelecer tais divisões. Finalize seu texto comentando qual destas divisões lhe parece mais apropriada para uma compreensão detalhada do espaço brasileiro.
Elabore seu texto baseando-se em teoria, ilustre com os mapas, explique as divisões com suas próprias palavras; as citações de outros autores devem ser referenciadas conforme a ABNT.
Poste seu texto no Portfólio e não se esqueça de informar seu nome e RA.
A regionalização e divisão do IBGE para o Brasil,propõe uma divisão pautada em fins geoeconômicos e didáticos com o surgimento de cinco regiões. Modificações foram realizadas em comparação ao ano de 1945, cujo a transformação mais expressiva é o desaparecimento da Região Leste e a integração dos Estados da Bahia e Sergipe a Região Nordeste.Outra modificação proposta pelo IBGE, foi a criação da região Sudeste que passa a ser integrada pelos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo que inicialmente pertencia a Região Sul. No entanto as principais modificações em relação a regionalização de 1969,referem-se a criação do Estado do Tocantins no ano de 1988; fazendo assim com que parte dos