a outra historia american
Filme: A outra historia americana
Inicialmente, para descrever o filme, deixo claro que não tinha ideia do assunto que seria tratado. Não havia lido sinopse e resumo. Logo no inicio do filme, pude perceber a intensidade das cenas, dos personagens e do ambiente onde ele se passava. No decorrer das cenas, me senti abalada psicologicamente. Não apenas pelo triste fato de ainda existir um grande preconceito entre raças , mas também pela historia emocionante que ele trás. Retratou com objetividade o preconceito e fez uma reflexão sobre a influência como causa para consequência sociais.
Do ponto de vista crítico o filme tem alguns pontos negativos, ele marca insistentemente que os jovens skinheads são recrutados em arruaceiros e pessoas problemáticas para esvaziar uma ideologia do “poder branco” proveniente de pessoas mais velhas, portanto os skinheads são apenas rebeldes baderneiros que se apegam a uma ideologia vã, quando na verdade sabemos que existe muito mais envolta do problema, como o isolamento social e a falta de oportunidade e perspectiva de vida que leva os jovens das classes mais baixas a atacarem pessoas que são fracas e tem menos do que eles, os estrangeiros e negros.
O filme acontece no subúrbio de uma cidade norte americana, que tem parte de sua população composta por negros e imigrantes. Dentro desse contexto estão inseridos os irmãos Danny (Edward Furlong), o mais novo, e Derek (Edward Norton) que cumpri pena por matar dois negros.
O início da trama acontece quando Danny entrega uma resenha ao professor do livro Mein Kampf, escrito por Adolf Hitler, que o leva a coordenação para conversar com o diretor da escola. Um homem negro que conhece os problemas da família de Danny, por já ter lidado com o irmão Derek, quando mais novo. O diretor propõe ao garoto um novo trabalho, com o nome de