Atividade de hidroginástica
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: HIDROGINÁSTICA E REABILITAÇÃO AQUÁTICA
PROFESSOR: Jane Carvalho
Aluno: Tiago Gomes Cardoso
A prática da hidroginástica pode levar o menor impacto nas articulações, menor esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água. A hidroginástica é indicada como atividade anaeróbica, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo os portadores de problemas de peso, os mais diversos.
O presente quadro teve como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial de indivíduos hipertensos após uma sessão de hidroginástica. Dessa forma os resultados obtidos demonstraram que uma única sessão de exercício físico realizado em forma de hidroginástica com duração de 30 minutos promoveu redução dos níveis de PA no período de recuperação, o que confirma com dados encontrados. Os resultados verificados no estudo demonstram que uma sessão de hidroginástica com duração de 30 minutos e intensidade de 60-80% da frequência cardíaca promoveu reduções nos níveis pressóricos, com uma excelente reprodutibilidade e uma pequena variabilidade, e que esses efeitos podem ser consistentemente sustentados por 24 horas. Outro importante aspecto verificado foi o retorno dos níveis pressóricos aos níveis pré-exercício. Esse fato reforça a necessidade da regularidade diária na prática da atividade física por indivíduos hipertensos moderados, de forma a usufruírem dos efeitos benéficos do exercício como terapia não farmacológica para o adequado controle da PA. Portanto, nosso estudo constatou redução da PAS e PAD para uma determinada modalidade, intensidade e duração de exercício.
Mesmos com resultados positivos, apesar da redução pressórica ter ocorrido de forma significativa na PAS, com a prática da modalidade de hidroginástica, mais pesquisas devem ser realizadas não só nessa modalidade, mas também nas atividades físicas