Atividade Complementar
01- Discorra sobre a crítica de Lessa (2011) quanto a concepção de "classe que vive do trabalho" apontada por Antunes (1995).
02- Apresente três argumentos de Lessa (2011) ao considerar que Serviço Social NÃO é trabalho. Discorra.
03- Por que Iamamoto (1998) considera o objeto de trabalho do/a Assistente Social a "questão social" em suas diversas expressões?
04- Quais são os principais instrumentos de trabalho do/a Assistente Social, segundo Iamamoto (1998) ?
05- Que crítica Lessa (2011) faz à ideia de objetividade social? Argumente.
RESPOSTA
02- Lessa parte da idéia de Marx e argumenta o Serviço Social não ser trabalho, em primeiro lugar, e antes de qualquer coisa, porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social. Não cumpre ele a função mediadora entre homens e a natureza, pelo contrário, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens, não gerando lucro e nem mais-valia.
03- A autora considera a questão social como objeto de trabalho aparti da mesma que tem a necessidade da ação profissional do assistente social, englobando vários sujeitos. Ex: criança, adolescente, ao idoso, a situação de violência contra mulher entre outros. Ela caracteriza essas expressões da qestão social, como matéria-prima ou objeto do trabalho do assistente social, afirmando que o serviço social é trabalho, deixando de seguir as categorias Maxista e entrando em contradição.
04- IAMAMOTO, numa perspectiva marxista de análise, afrima que o objeto de trabalho e a materia prima d assistente social é a questão social em suas múltiplas expressões. Assim, o Assistente Social não vive um, mas diversos processos de trabalho e deixa como produto deste a reprodução da força de trabalho; a obtenção de metas de produtividade, a rentabilidade das empresas, a viabilização de direitos e a prestação de serviços públicos.
05- Lessa vai dizer que todo trabalho tem que ter seu produto