Magnetismo
Chamamos de substâncias ferromagnéticas as substâncias que se imantam sob influência de um campo magnético externo, temos como exemplo o cobalto, níquel, ferro, etc., bem como outras ligas que os contém. Os corpos ferromagnéticos são sempre atraídos por ímãs, esses corpos normalmente são conhecidos como magnéticos.
Os ímãs são dipolos, ou seja, tem dois polos.
Quando um ímã é suspenso por um barbante verificamos que ele se direciona na direção norte-sul terrestre, aproximadamente. Assim suas extremidades passam a ser chamadas de polo norte e polo sul. O polo norte do ímã se alinha em direção ao polo norte geográfico e o polo sul do ímã se alinha com o polo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.
Os polos iguais se repelem e os polos diferentes se atraem.
Os imãs são muito utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos. Quase todos os motores e geradores elétricos, por exemplo, possuem imã. Os conhecimentos de magnetismo são utilizados também para a fabricação de telefones, televisores, caixas de som, bússolas, etc.
Existem dois tipos de imãs:
Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
Imãs Artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs podem superar a dos imãs naturais.
Magnetismo