Atividade complementar
Aluno: Bárbara Polo : Araraquara – Centro 22/10/2012
Relatório sobre o filme ´´Primo Basílio``
Lançado em 2007, Primo Basílio é um filme baseado na obra do escritor português Eça de Queiroz.
Roteiro de Euclydes Marinho e produção e direção de Daniel Filho, o longa conta com nomes conhecidos nas telas tupiniquins: Fábio Assunção, Débora Falabella, Reynaldo Gianecchini, Glória Pires e a magnífica Laura Cardoso.
O longa narra a história da frágil e inocente Luísa (Débora Falabella), que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está sempre viajando a serviço, deixando a jovem esposa em casa com as empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa).
Entediada, Luísa começa a receber visitas de seu primo Basílio (Fábio Assunção), que reencontrou a pouco tempo em um evento. Não demora muito para que eles comecem a ter um caso.
Juliana descobre o caso extraconjugal e ameaça Luísa, e assim se inicia uma verdadeira guerra entre patroa e empregada que se arrasta durante todo o resto do filme.
Alterações a parte, o longa consegue transmitir certos elementos apresentados no livro, como a crítica à burguesia e o erotismo.
Figurinos e cenários impecáveis aliados a ótimas atuações, desde o início nos colocamos no lugar dos personagens. Sentimos sua angústia, seu medo, sua tristeza, sua vontade de finalmente ser feliz, seu desejo de sentir o verdadeiro amor e até mesmo sua loucura.
Um personagem até então odiado pode nos mostrar um outro lado, mudando nossa opinião sobre ele ou então nos deixando confusos, sem saber para quem ´´torcer``.
Numa mistura de amor, paixão, inocência, cinismo e chantagem, ´´O Primo Basílio`` é um dos melhores filmes nacionais já produzidos.
Fontes: