ATIVIDADE AUTO DESENVOLVIMENTO
Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Análise de Atividade
Para se agregar valor ao produto ou serviço, primeiramente é preciso analisar as atividades envolvidas no processo de entrega deste produto ou serviço. É um instrumento que tem objetivo analisar os custos envolvidos em cada atividade de valor. \E basicamente o estudo das origens dos custos das empresas a partir da visão que se tem de toda sua estrutura. A analise começa a partir da entrada dos insumos, identificando os custos com matérias primas, com serviços, com mão de obra, atividades que geram despesas, ou seja tudo que está relacionado ao processo produtivo como um todo, quais os custos de produção, que elementos são inadequados e que estão ali aumentando os custos ou despesas. A partir daí é possível identificar as falhas que futuramente poderão ser corrigidas.
Análise do Valor
Analise do valor é praticamente o valor que se pode agregar a cada atividade identificada na etapa anterior. Para cada uma delas é possível fazer a substituição de alguns insumos reduzindo custos ou eliminando tarefas desnecessárias para aumentar a funcionalidade da ação. Pode ser também a identificação de novos projetos que podem criar valor para o produto, minimizando custos ou despesas. Também a prática do Benchmarking é favorável para a analise do valor dos produtos ou serviços produzidos em sua empresa. É essencial saber qual o preço do concorrente para que assim possa avaliar até quando é possível usar técnicas para tornar o seu produto o mais atraente possível.
Avaliação do Planejamento
Para a terceira etapa da cadeia de valor, é necessário por em pratica tudo que foi pesquisado e analisado. É necessário avaliar se o plano de ação vale a pena ser implantado, para isso deve-se levar em conta todas as alterações que terão que ser feitas no processo produtivo, se ele realmente atingirá os resultados almejados, já que envolvem praticas