ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
Nome: Matheus Almeida Tiago
RA: 8484180203
Atividade de Auto Desenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
Atividade de Auto Desenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Arquitetura de Computadores, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Artur Clayton Jovanelli.
Anhanguera Educacional
2014
ARQUITETURA RISC E CISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
A RISC (Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) é usada em processadores PowerPC e SPARC; suportam menos instruções, mas com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. E por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar a frequências mais altas. Um processador RISC é capaz de executar instruções muito mais rapidamente. Alguns exemplos de aplicações de arquitetura RISC são: DEC Alpha: Workstations, servidores; PA-RISC Packard, da Hewlett; ARC: Chips multimídia; ARM: iPad, Smartphones, Celulares; Modens; Power PC, Apple Motorola, IBM; Power: Playstation 3, Xbox 360, Wii; Supercomputadores.
A CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), é usada nos processadores Intel e AMD; suporta mais instruções, mas com isso, fica mais lenta a execução delas. É um processador capaz de executar muitas instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os