MMEI
Nos capítulos apresentados até o momento, nos é apresentado que o coração de uma empresa se inicia como o controle ou melhor organização de sua manutenção, seja ela:
* corretiva não planejada, * corretiva planejada, * preventiva, * preditiva * detectiva * engenharia de manutenção
A manutenção como a globalização passou a ser fundamental para as empresas que visam a competição de mercado. Para que a empresa possa atingir os objetivos ou metas desejadas, não se pode ter parada no seu ciclo produtivo, ai é onde a manutenção entram trabalhando para que a produção não seja interrompida e acabe tendo consequências como: * diminuição ou interrupção de produção, * atrasos nas entregas, * perdas financeiras, * aumento de custos, * produção com apresentação de defeitos, * insatisfação dos clientes, * perda do mercado.
Caso a manutenção seja feita corretamente, programadamente tem como alguns de seus resultados:
* cumprir os cronogramas de fabricação, * obter produtos de qualidade, * diminuir os custos de produção, * aumentar a competitividade, * manter a fidelidade dos clientes, * conquistar novos clientes, * reduzir perda de matéria-prima e energia, * competir com igualdade de condições no mercado interno e externo,
MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA: implica em alto custo, pois a quebra de um componente pode resultar na oscilação da cadeia de produção.
MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA: ela vem a ser útil para aquelas situações onde o equipamento em questão não apresenta o resultado esperado.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA: responsável por prevenir possíveis falhas de equipamento e a redução de rendimento baseando sua manutenção em intervalos de tempo definidos.