Atividade Auto Desenvolvimento Literatura Infantil
Disciplina: Literatura Infantojuvenil
Aula-tema 03: Características da Literatura Infantojuvenil: narrativa I
NOME
Mônica Nunes Mine
RA
6653337822
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantojuvenil
Aula-tema 03: Características da Literatura Infantojuvenil: narrativa I
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantojuvenil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora (Juliana Carlim de Andrade).
Anhanguera Educacional
2015
Passo 2: Considerando as informações da aula 03, sobre a categoria “narrador” e suas particularidades, comente como ela se apresenta no trecho citado.
A partir da leitura do trecho citado, juntamente com a análise das informações da aula-tema 3 e do conteúdo apresentado pela autora Nelly Novaes Coelho no PLT Literatura Infantil, pode-se afirmar que o tipo de narrador encontrado no texto é o “narrador confessional ou intimista”. Tipo de narrador em 1° pessoa, onde ele mesmo relata suas experiências, participa ativamente da ação e dos acontecimentos da narrativa e possui uma visão subjetiva, não tendo, portanto, onisciência dos fatos, mas um ponto de vista pessoal e por isso conhecemos a história pela perspectiva da visão do eu-narrador.
Passo 3: Considerando, ainda, a categoria “narrador”, apresente um trecho de um texto narrativo que utilize outra espécie de narrador. Comente o tipo identificado.
Reinações de Narizinho.
“Numa casinha branca, lá no sítio do Pica-pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
— Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto... Mas