Atividade AP II ECONOMIA
Atividade AP II:
As crises de 1929 e 2008 estão relacionadas com o Mercado
Débora Menezes da Silva
RGM: 15266796
EAD - Educação a Distância – São Paulo
2015
Com base nos dois Artigos lidos, onde as causas das crises de 1929 e 2008 foram debatidas, qual das características abaixo mais bem explica as duas crises? Justifique a sua resposta.
As duas crises têm muito em comum como a alta na taxa de desemprego, aumento nas taxas de juros e prejuízo para os investidores.
Podemos dizer que o “carro chefe” para o início da crise foi os Estados Unidos, tendo as duas crises apresentado um excesso de oferta, a de 1929, por excesso de estoque de produtos e queda drástica nas vendas e a de 2008 por excesso de crédito no mercado, aumentando de forma significativa o consumo e o endividamento familiar.
Então concluímos que na década 1920, os Estados Unidos se valiam da produção e venda de seus produtos para os países destruídos pela 1ª Guerra Mundial, porém eles não contavam da sua recuperação e reconstrução, diminuindo assim as compras, o que causou um acúmulo de produção, pois o ritmo de produção para vendas não foi diminuído. Ou seja, as empresas tinham muitos produtos para venda e poucos compradores, iniciando-se o desemprego e queda nos valores de ações.
Para a crise de 2008, houve a “Bolha Imobiliária”, no qual os principais bancos de investimento começaram a incentivar a compra de imóveis. Mesmo mau pagadores e inadimplentes (subprime), podiam comprar com taxas de juros mais alta. Até este momento, todos estavam ganhando com essa política (financeiras, bancos e consumidores).
Com o aumento dos juros pelo FED, este cenário mudou drasticamente, diminuindo a compra, fazendo com os preços dos imóveis caíssem e como a economia desacelerou, o custo de vida e o desemprego aumentaram, fazendo crescer a inadimplência.
Ou seja, as pessoas financiavam os imóveis, independente de renda, acreditando ter um lucro na sua