Atividade Aberta
FÍSICA III – 1º Semestre de 2015
Professor: José Carlos Bezerra
Aluna: Fernanda Luísa Cortezão – matrícula 494663
Atividade Aberta 09: Resumo sobre o texto
“A indução eletromagnética: análise conceitual e fenomenológica” de R. T. da Silva e H. B. de Carvalho
A indução eletromagnética é um fenômeno extremamente importante para o eletromagnetismo e que pode ser associado a movimentos de translação e rotação dos circuitos elétricos e ímãs que compõem um dado sistema.
Faraday foi o responsável pela descoberta da indução elétrica. Em suas pesquisas concluiu qu e era possível induzir uma corrente elétrica em um circuito secundário, variando a corrente em um circuito primário. Essa variação de corrente é denominada indução por translação pois ocorre um movimento relativo entre o circuito primário e o secundário, ou entre o ímã e o circuito secundário.
Em decorrência da descoberta de tal fenômeno surgiram muitas teorias para explicalos. Dentre elas, as mais importantes foram: a teoria de Faraday adotada também por
Maxwell, a teoria de Lorentz, de Einstein e a de W. Weber.
Faraday baseou-se na existência real de linhas de campo que cortam o circuito elétrico para propor sua explicação para a indução de corrente elétrica quando uma fonte de campo magnético se aproxima de um circuito, ou vice-versa. Sendo assim, tais linhas de campo acompanham qualquer movimento translacional do ímã.
Maxwell, compartilhando do pensamento de Faraday, resumiu suas experiências na formulação de que quando o número das linhas de indução magnética que atravessam um circuito secundário na direção positiva é alterado, uma força eletromotriz age ao redor do circuito, a qual é medida pela razão da diminuição da indução magnética através do circuito. E afirmou também que as linhas de força magnética acompanham o movimento translacional de sua fonte em relação à Terra.
Lorentz apresentou a seguinte expressão para a força eletromagnética Fl atuando