Atividade 6
O conselho de administração da cooperativa faz uma reunião mensal para deliberar sobre todos os assuntos relevantes da cooperativa que necessitam de aprovação de tal alçada, desde a necessidade de contratação de pessoal até a aprovação de determinados contratos de crédito.
Os
integrantes
do
conselho
administrativo
e
conselho
fiscal
são
exclusivamente associados, eleitos na Assembleia Geral para realizar tal função, sendo esta realizada uma vez por ano, e o mandato dos conselheiros não pode durar mais que 4 anos.
A integralização de cotas para novos sócios se dá no início de relacionamento. No momento em que o sócio manifesta a vontade de abrir uma conta na cooperativa e traz toda a documentação necessária, solicita-se o valor de
50,00 para realizar a abertura da mesma, valor este que é destinada a integralização de capital social para início de relacionamento.
Quando o sócio deseja se desligar da cooperativa, sua solicitação passa pelo conselho administrativo para que tome conhecimento, e a restituição de quotas de capital se da pelo crédito em conta corrente, porém se tal restituição for superior a 1.500,00 deverá o sócio aguardar até a próxima assembleia geral ordinária. Há casos também, que se o valor for consideravelmente alto este poderá ser pago parcelado. Em relação à distribuição de sobras do exercício, é decidida por decisão dos associados em assembleia geral ordinária. Determinada porcentagem das sobras é destinada ao FATES (fundo de assistência técnica educacional e social), fundo no qual as cooperativas são obrigadas por lei a constituí-lo, as sobras também são distribuídas aos associados,