Atividade 6
1- Quais são os três eixos centrais que comandam a ética platônica? Explique-os:
R: O primeiro, a justiça na ordem individual e social, segundo, a transcendência do bem, fundamento seguro e inabalável da conduta humana e da distinção entre o bem e o mal, e o terceiro eixo, as virtudes humanas e a ordem política presididas pela justiça.
2- O que Platão entende por virtude, e acima de tudo, por justiça? O que tem a justiça a ver com a polis?
R: Segundo Platão, a virtude é uma “atividade da alma” e consiste num hábito, num comportamento permanente da alma. Para Platão,para saber o que é justiça é melhor começar pela sociedade do que pelo indivíduo. Na sociedade, que reúne todos os cidadãos e todas as funções, aparece mais facilmente o que é justo ou injusto. A justiça rege, unifica e hierarquiza a variedade e os elementos constitutivos do homem: a razão, a sensibilidade e o instinto com todas as suas tendências. Segundo Platão, a justiça harmoniza também com a polis, a relação entre as classes sociais: os governantes, os guerreiros e os artesãos.
3- Mostre a relação que Platão estabelece entre as partes do corpo humano e as partes do corpo social. Qual a virtude dominante entre cada uma delas?
R: O corpo humano é constituído de uma enorme variedade de órgãos com funções muito diferentes e que, por isso, devem submeter-se a um comando central. É isso que acontece na sociedade, em ponto maior. Platão estabelece um paralelo entre as partes do corpo humano e as partes do corpo social, tendo cada uma virtude preponderante:
a) A parte instintiva e apetitiva da pessoa ( alma vegetativa ) que corresponde a classe social inferior, a dos trabalhadores e sua virtude moral é temperança ou moderação no apetite e nos apelos instintivos do sexo.
b) À parte passional da pessoa ( alma sensitiva ), corresponde a classe social dos guardiões, auxiliares dos governantes, sua virtude moral é a coragem e o valor militar, o símbolo corporal humano é o