Atividade 3 De Metodologia Da Pesquisa Em Edua O
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Setor de Educação
Coordenadoria de Integração de Políticas de
Educação a Distância – CIPEAD
CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nome do Aluno: Célia de Andrade Laurindo
Polo: Professor Altair da Silva Leme
Turma: 1º ano 2011
Nome do tutor presencial: Márcia Cristian Camargo Ferreira, MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO BORNHAUSEN, Telma Lopes, Valdinéa Pereira de Souza
Nome do tutor a distância: Márcia Maria Razera de Andrade
Módulo: Metodologia da Pesquisa em Educação Atividade: Atividade 3
Data de postagem: 18/12/2011
Atividade 3 – QUESTIONÁRIO
Leia o artigo Pesquisa de Menga Lüdke e Giseli Barreto da Cruz A partir da leitura, responda:
a) Qual o papel da pesquisa na escola básica?
Para Stenhouse, a pesquisa deveria ser a base do ensino dos professores, tendo como foco central o currículo, uma vez que é por seu intermédio que se transmite o conhecimento na escola. De acordo com suas idéias, Stenhouse propunha que as reformas deveriam incluir em seu interior o desenvolvimento profissional dos docentes como pesquisadores de suas próprias práticas, fazendo de suas salas de aula verdadeiros laboratórios de ensino. O alcance desses pensamentos, bem como os de vários autores tem valorizado cada vez mais a perspectiva da pesquisa na formação e na sua atuação. Tal perspectiva é apontada até mesmo pela legislação como algo importante para o preparo e o trabalho do professor e por isso deve ser introduzida na formação inicial e continuada dos docentes da educação básica.
Pouco se sabe sobre o que ocorre de fato a esse respeito entre os professores desse nível de ensino. Como concebem eles o papel da pesquisa em suas escolas? Que formação receberam e de fato realizam? Onde as divulgam? É possível e viável ao professor investigar a sua própria prática?