artigo
Claudicelia Maria da Silva
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo conscientizar os educadores da importância da prática do lúdico na escola de educação infantil, pois assim eles conseguirão alcançar seus objetivos com sucesso. Isto é, fazer com que o aluno aprenda o conteúdo, fazendo o que ele mais gosta: brincando. Mostrando que através do lúdico a criança revela o seu verdadeiro sentimento, amplia suas relações sociais, aproxima-se mais do seu professor de sala e desenvolve sua habilidade de forma prazerosa.
Portanto, a brincadeira dá a criança a oportunidade de partilhar com seus iguais suas emoções, seus limites e lhe propõe novos desafios. O jogo e a brincadeira poderão desenvolver na criança capacidades importantes para a sua vida social. São muitas as vantagens de se aprender de forma lúdica. As brincadeiras direcionadas proporcionam as crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de várias habilidades uteis a sua vida social e afetiva.
Palavras-chave: Brincadeiras; Educadores; Lúdico.
Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Tecnologia – FTC EAD
E – mail: claudicelia27@hotmail.com
1. INTRODUÇÃO
Este artigo visa mostrar sua relevância para o desenvolvimento da criança, mostrando assim a sua importância metodológica para o ato de brincar de forma lúdica, para assim dar mais significado ao ato de educar.
Visando a necessidade de realizar um estudo sobre o papel da ludicidade na Educação Infantil, onde as crianças apresentam muitas dificuldades em aprender determinados conteúdos sem a dinâmica adequada, no caso as brincadeiras e jogos.
Foi observado que o enfoque da ludicidade é um dos caminhos que possibilitam a criança a desenvolver sua aprendizagem, mas não deixamos de levar em conta o conhecimento prévio que o discente tem, e partindo daí dar-se continuidade com os conteúdos programados para o ano em que cada uma se encontra.
Pois