Função social do quiosque
A informação tem uma grande importância para o setor turístico. Mesmo quando já chegaram a seu destino, os turistas precisam de informação. As informações devem ser fornecidas de maneira a evitar riscos aos turistas. Apesar do tempo livre, o laser é o principal espaço temporal para viagens. Caso ocorram problemas em seus momentos de laser, psicologicamente, o visitante fica abalado e – possivelmente não retorna àquela localidade.
Cabe destacar que existem diversos conceitos de turismo, de acordo com a ótica de quem os desenvolve, economistas, geógrafos, ecologistas, antropólogos, sociólogos, administradores Contudo, pode-se afirmar que turismo é um amálgama de elementos e atividades, é deslocamento de pessoas para fora de suas cidades de moradia e esta incluído no setor de serviços. Como está inserido no setor terciário, o turismo possui características similares a características da prestação de serviços em outras áreas.
Beni (1998) diz que o turismo exige tempo livre, motivação para viajar e recursos financeiros. No atual estágio da sociedade, pode-se completar dizendo que só existe turismo – de qualidade – quando os itens acima são somados à informação – também de qualidade. Dentre as grandes tendências do turismo mundial descritas pela Organização Mundial de Turismo (OMT, 2001), estrutura da ONU (Organização das Nações Unidas), destaca-se: crescente globalização da atividade; melhoria dos níveis de educação e do acesso a fontes de informação; crescente exigência por parte do turista e importância crescente da inovação e das novas tecnologias da informação.
Os interessados em realizar viagens buscam informações sobre as localidades cada vez mais na internet. Além disso, mesmo que tenham se preparado adequadamente em casa, muitos necessitam de mais informação quando chegam aos destinos. Os postos de informações turísticas existem na maioria das cidades com um mínimo de potencial turístico e devem servir como “porto