A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO E VALORES ADQUIRIDOS EM CASA E NA ESCOLA

6973 palavras 28 páginas
CENTRO UNINVERSITÁRIO UNIANDRADE

JOSIANE COELHO DOS SANTOS

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO E VALORES ADQUIRIDOS EM CASA E NA ESCOLA

CURITIBA
2004

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIANDRADE
JOSIANE COELHO DOS SANTOS

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO E VALORES ADQUIRIDOS EM CASA E NA ESCOLA

CURITIBA 2004
1. VALORES VERSUS CULTURA

O homem é um ser que se diferencia dos demais seres por sua capacidade de criar cultura. A cultura é fruto das experiências construídas pelo homem no tempo e no espaço. Ela se dá por meio do convívio social onde em grupo são criados hábitos, costumes. Diante da cultura ocorrem as diversidades quanto a valores como: ética, moral, verdade; por esse motivo a importância de respeitar o meio em que vive. Como ser histórico, o homem é capaz de fazer opções, escolhendo entre as diversas possibilidades que se lhe apresenta aquelas que melhor orientam sua vida e seus projetos. Toda opção a ser feita envolve uma escolha e esta é orientada por valores. Toda ação é uma opção. Optar significa escolher na pluralidade das possibilidades. Assim sendo, pode-se entender que a vida humana se diferencia individualmente na sua dimensão de valores.
Os conceitos bons e mal estão associados aos atos eminentemente humanos. Somente o homem pode dizer que tal atitude é boa ou má tendo em vista o conjunto de valores em que suas experiências estão inseridas.
Todos nascem biologicamente homens (macho e fêmea) e transforma-se em seres humanos (homem e mulher). O humano é construído no homem, portanto, são artífices desta construção na medida em que suas escolhas designam sua tábua de valores.Logo, o que marca a identidade propriamente humana é a dimensão ética que permeia todas as ações. “O homem quando guiado pela ética, é o melhor dos animais; quando sem ela o pior de todos.” (Aristóteles, 384 -322 a.c.).O teórico ilustra o tema abordado com grande significância, pois

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas